Avaliação de Marcas

- Marcas,
- Patentes,
- Direitos Autorais.
Bem como orientação financeira para a correta contabilização dos seus valores
A Avaliação de Marcas visa à mensuração do valor de mercado de marcas comerciais tomando-se como base a sua capacidade econômica de gerar resultados financeiros para a organização. A Marca é a identidade da empresa e o seu valor é o resultado de determinados fatores que estabelecem sua real aptidão de gerar rendas. A clientela, fornecedores, concorrência, política econômica e societária, posição no mercado, rentabilidade entre outros fatores. O serviço de Avaliação de Marcas visa fornecer os fundamentos técnicos e financeiros que sustentam seu valor, através de dados, pesquisas e entrevistas em um laudo compreensível para terceiros, de acordo com as melhores práticas.
Processo da Avaliação
O processo de avaliação da marca consiste em quarto etapas de trabalho: (I) Análise do posicionamento da marca, (II) Projeções econômico-financeiras da empresa, (III) Cálculo do fator de marca, Taxa de desconto da marca e (V) Cálculo do valor da marca.
1. Análise do posicionamento da marca da empresa: - Posicionamento da marca entre os ativos estratégicos da Organização; - Impacto do ambiente de negócios sobre os ativos estratégicos e seu reflexo no mercado.
2. Projeções econômico-financeiras da empresa: - Premissas de desempenho dos ativos estratégicos, do mercado e da empresa; - Projeção do fluxo de caixa da empresa.
3. Cálculo do fator de marca, Taxa de desconto da marca e Período de Projeção: - Determinação do fator de contribuição da marca sobre o valor econômico criado; - Determinação do beta da marca e cálculo da taxa de desconto; - Determinação do período de projeção e valor residual.
4. Cálculo do Valor de Marca: - Valor da marca da empresa em continuidade; - Valor da marca em aquisição; - Análise de sensibilidade do valor da marca.
Benefícios
A avaliação da Marca visa a fornecer os fundamentos técnicos e financeiros que sustentam seu valor, através de dados, pesquisas e entrevistas em um laudo compreensível para terceiros, de acordo com as melhores práticas. Dentre as necessidades atendidas pela avaliação de marca, destacam-se:
• Atendimento à Resolução Nº 121/05 do INPI para comprovação de marca de Alto Renome;
• Adequação ao CPC 04 (IAS 38) e ao CPC 15 para reconhecimento e mensuração de ativos intangíveis identificáveis adquiridos em combinação de negócios;
• Estabelecimento de Royalties para franquias;
• Mensuração do valor da marca para fins societários em fusões & aquisições;
• Apuração de haveres para o judiciário em processos de falência & concordatas, dissolução societária, planos de recuperação judicial, processos trabalhistas;
• Possibilidade de emissão de garantias perante órgãos financiadores.